top of page

Eletricitários ocupam usina de São Simão

21/08/2017

Trabalhadores entraram hoje (21) em vigília dentro da usina de São Simão, na divisa de Minas com Goiás.O protesto é contra a venda de 4 hidrelétricas mineiras que estão prestes a serem privatizadas; Jaguara, Miranda, Volta Grande e São Simão. As atividades na usina não vão ser paralisadas. 

Movimentos sociais e sindicais acampam na entrada da Barragem de São Simão

20/08/2017

Cerca de 200 pessoas acampam na porta da usina hidrelétrica de São Simão, em Goiás. O acampamento é em defesa das usinas que estão para leilão. O ato começou neste sábado (19). A Plataforma Operária e Camponesa de Energia,, movimentos sociais e sindicais participam da ocupação, que será por tempo indeterminado.

Após pressão popular Temer recua e Cemig ganha prazo

19/08/2017

Após mobilização de movimentos sociais e sindicais, Temer recua e aceita negociar extensão da concessão das usinas de Miranda, Jaguara e São Simão para a CEMIG. Se pagar pelos 11 bilhões, cobrados pela concessão a CEMIG poderá continuar operando as usinas. No entanto, o leilão continua aberto até que CEMIG consiga comprovar que pode arcar com o valor. A luta continua pois não vamos aceitar nenhum tipo de privatização destas usinas nem por meio de leilão nem através da venda parcial para empresários. Exigimos não só o controle total da estatal sob as usinas como também a redução da tarifa de energia e a criação do fundo social para Minas Gerais!

Contra venda movimentos ocupam hidrelétrica

18/08/2017

Ao todo mais de 1.500 pessoas, entre integrantes de movimentos sociais e sindicais, protestam dentro da usina de Miranda, no triângulo mineiro, a ocupação aconteceu na manhã desta sexta-feira (18). O ato é em denúncia à tentativa de privatização de 4 usinas mineiras que estão prestes a serem leiloadas pelo governo federal. A ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, já tem data marcada para vender as hidrelétricas, 27 de setembro.

Audiência Pública debate privatização das Usinas da CEMIG.

17/08/2017

Parlamentares federais e estaduais debatem a situação das usinas mineiras e a tentativa de privatização do setor energético em Minas Gerais.

Minas mobilizada contra o leilão

17/08/2017

Ato contra a venda de três usinas da empresa reunirá nesta sexta-feira 18, na Usina de Miranda, em Indianápolis, no Triângulo Mineiro.

Frente Brasil Popular se posiciona contra o leilão

16/12/2019

O Governo Federal pretende fazer o leilão de quatro usinas hidrelétricas da empresa estatal Cemig, distribuidora de energia de Minas Gerais. A medida deve elevar o preço da energia ao triplo do valor atual, atingindo em cheio o desenvolvimento econômico e as contas de luz residenciais. A Frente Brasil Popular Minas, junto a outros segmentos políticos, se posiciona firmemente contra este leilão.

Hidrelétricas mineiras segue sob risco de privatização

11/08/2017

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou, no último dia 8, o edital para o leilão de quatro usinas mineiras: Jaguara, São Simão, Volta Grande e Miranda. Com a decisão, a venda das hidrelétricas fica marcada para 27 de setembro. O leilão estava suspenso desde o dia 28 de julho, a pedido do Tribunal de Contas da União.

ANEEL aprova leilão das usinas

08/08/2017

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o edital para leilão das usinas de São Simão, Jaguara, Volta Grande e Miranda. O leilão havia sido suspenso pelo Tribunal de Contas da União, no último dia 28. Com a decisão da ANEEL, a nova data marcada para o leilão será dia 27/09. 

Tribunal de Contas da União suspende leilão das usinas

31/07/2017

Tribunal de Contas da União determina suspensão do leilão, que estava previsto para 30/09. TCU pede que o governo federal refaça os cálculos e avaliações sobre o leilão das usinas. 

Leilão das usinas da Cemig se aproxima e movimentos intensificam a luta

28/07/2017

Trabalhadores, organizações e movimentos populares estão unidos contra o leilão das usinas da Cemig. A venda, que é articulada pelo governo federal, está marcada para o dia 30 de setembro e atingirá as hidrelétricas de São Simão, Jaguará, Miranda e Volta Grande. 

Please reload

bottom of page